segunda-feira, 5 de julho de 2010

Teaser de Superdeus #3





Logo iniciarei a tradução da Superdeus #3. Acabei por atrasar ela devido à criação do grupo e de tantos projetos de grande porte que temos.
Mas pra ir dando um gostinho na boca da torcida. Vou falar um pouco sobre uma das criações da mente ultra perturbada de Warren Ellis.

SUPERDEUS
O assunto não chega ser uma novidade, super humanos, desenvolvidos por instituições militares.
Neste rol temos da Marvel Comics, o super escoteiro, ta bom o nome é Capitão América.


Da DC comics, não sei por que o primeiro nome que me ocorreu foi o do Capitão Átomo (talvez por serem ambos capitães??)


(tá, tá, tá... eu sei ele ta na wildstorm nesta capinha, mas é que achei legal ela, e wildstorm é um selo da DC então acho que ta valendo)

Mas Waren Ellis em sua comic Superdeus, tenta mostrar como seriam estes seres de onipotência quase divina e que, de acordo com ele, não seriam bonzinhos e escoteiros.

Não to comparando o Cap. America com um dos superdeuses do Ellis, ali há uma diferença de poder. Mas to levantando a discussão. Realmente será que Ellis não está correto na cabeça dele?
Um super homem que fora criado com ciência e devoção, sim uma devoção quase religiosa (ou sempre) seria considerado deus. Como Krishina o superdeus da Índia. Mas será que ele (Krishina) está errado? Ora convenhamos, se ele foi programado para seguir fielmente os conceitos da religião, não há nenhum tom entre o preto e o branco, não há nenhuma opção entre o sim e o não, nem entre o 1 e 0.

Ele esta errado em querer erradicar o mal e os pecadores da sua terra sagrada? Afinal foi para isso que ele foi criado.
O mais interessante de Ellis é que com seu texto perturbado e como me disse ontem o Jevoux, "nossa agora ele avacalhou" quando mostrei pra ele a imagem do início do post.
Eu sou ateu, mas mesmo eu concordei, aquilo foi avacalhação, uma releitura da Santa Ceia com seus "heróis" . Mas isso mostra o que Ellis quer, ele quer provocar, perturbar, incomodar, como diria o Raulzito "eu sou a mosca que posou na sua sopa".

Eu acredito que ele se divirta mais com a zona que ele cria do que com qualquer coisa. Mas sua qualidade na escrita é inegável, suas obras são pesadas e recheadas de humor negro, mas elas nunca foram liberadas para crianças mesmo. E não recomendo para pessoas que sejam muito sensíveis a cutucadas em seus brios.

Um comentário:

  1. Agora você me convenceu a ler a HQ, broto... antes eu achava que ela era mais sem graça xD

    ResponderExcluir