segunda-feira, 17 de junho de 2013

#OGiganteAcordou

texto descaradamente copiado do The Concussion.


(...)Ao conduzir um veículo de imprensa, seja ele qual for, lamenta-se testemunhar cenas como as que vimos na última quinta-feira, 13 de junho de 2013. Um fotógrafo do Portal Terra foi detido. Um repórter da revista Carta Capital, foi também detido por portar vinagre (para se proteger do gás lacrimogêneo). 
O Vinagre, também chamado de Ácido Acético ou CH3COOH, tem grau de ionização ridículo - é usado como tempero, não como arma. Quis o destino, porém, que ele não fosse o tempero da Salada, mas o da revolta. 
Quis o destino que protestos como vimos na semana passada - e protestos vindouros, como veremos a partir de segunda 17 de junho - ocorressem numa época teoricamente calma na economia. O desemprego é o menor de eras - está na casa dos 5%. O PIB cresce a passos curtos - mas cresce. O que está acontecendo?
Acontece que isso tudo é uma cortina de gás - da mesma forma que o lacrimogêneo lançado pela polícia - que cega o povo. Mas, no fundo, dentro de nós mesmos, sabemos que algo está errado. Sabemos que essa política do pão e circo no fundo é um castelo de areia - que a menor das gotas transbordaria o copo. 
O copo não tem só 20 centavos. Ou 3,20, como preferirem. O copo está cheio há muito tempo, com os governos diuturnamente dando goles sociais para que ele não transbordasse. Quis o destino que ele transbordasse à beira do maior circo que o país já viu. Quer circo maior que o esporte?
Não, não é porque este site é de Futebol Americano que eu vou criticar o Futebol a toa. Este site poderia ser do que fosse - mas é um veículo de imprensa que sempre teve compromisso com a verdade. Mais do que isso: é um dos poucos veículos cujo público é na casa de 80% de jovens entre 13 e 25 anos. Jovens estes que temperarão a salada daqui 20 anos neste país. Ou, se preferirem, a chamada Geração de 1988.
Esta geração não apanhou da polícia, não viu general no planalto e não foi presa para averiguação. Esta geração não tolera esse tipo de coisa. Essa geração irá às ruas na próxima segunda.

"Mas agora chegou nossa vez,
Vamos cuspir o lixo em cima de vocês;
Somos os filhos da revolução, 
somos burgueses sem religião"

Esta é a geração que vê todos os dias, ônibus lotados - e cuja tarifa só encarece. Esta geração é a que vê hospitais lotados - e aqueles poucos que podem pagar um seguro de saúde, veem o preço só encarecer. Esta geração é a que vê a máscara de fumaça chamada ENEM - que ano após ano apresenta problemas. Esta geração é a que vê as universidades federais em greve. Esta geração cansou. 
O processo de revolta que toma conta do Brasil tem gênese parecida aos da Turquia. Lá a coisa começou pelo fim de uma área verde para a construção de um shopping. Aqui, por 20 centavos. Ou 10 centavos de dólar. Ou 7 centavos de euro. Pode parecer miséria, pode parecer metáfora - mas é exatamente uma gota de vinagre num mar de salada podre. 
E, enquanto isso, essa geração vê elefantes brancos com legislação estrangeira. Vê a proibição de beber, comemorar, de levar um pandeiro para o estádio. Vê a FIFA lucrando, vê estádios sendo superfaturados. Vê a prostituição - moral e real - deste país a quem não é deste país. Ao mesmo tempo, aqueles que já foram jovens, portam-se como velhos.
Dilma Rousseff já foi presa. Aloísio Nunes e Fernando Haddad já estiveram envolvidos com o movimento estudantil enquanto acadêmicos de Direito da Universidade de São Paulo, como este que os escreve. De toda sorte, ambos evocam palavras contra a baderna e exaltam posições legalistas, do Estado de Direito (sic) . O que parecem ter esquecido é o que a Geração de 1988 tem ao seu lado na Constituição Federal. 
"Art. 1º A República Federativa do Brasil, 
formada pela união indissolúvel dos 
Estados e Municípios e do Distrito Federal,
 constitui-se em Estado Democrático de Direito [...]

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo
Vocês são o povo. Nós somos o povo. Àqueles que achavam que a juventude deste país nunca se mobilizava por nada, a o vinagre deu o tempero que precisava. Àqueles que dão risadas com as borduadas, saiba que borracha nenhuma vai apagar o sentimento de um futuro melhor. Porque país desenvolvido não é só país com economia estável. É país que respeita os Direitos Humanos, é país com um social desenvolvido. E isso, infelizmente, não temos aqui (ainda). Mas se você sair às ruas, quem sabe?
(...) E a você, que torceu o nariz para tudo o que foi tido aqui, termino este texto com uma frase de Bertold Brecht. 
"Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. 
Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem"

9 comentários:

  1. Nunca havia lido nos últimos anos um texto tão coerente. Sou formado desde 2009 e há tempos não via algo tão simples, tão óbvio, mas tão real, sincero e incontestável como o que foi escrito, nem no universo acadêmico na época. Talvez porque ainda estivéssemos agindo como cordeiros, sonhando ao achar que a vida fora dos muros da universidade nos reservava a realização de todos os nossos sonhos e respostas aos anseios. Que os outros podiam se rebelar por nós e só esperaríamos as mudanças sem fazer força para colher os frutos sem suor. Pensávamos que iríamos fazer um futuro diferente, um país melhor, sem nos darmos conta de que nunca nos será dada uma chance de tentá-lo. O voto nunca foi tão desvalorizado, tão relegado, teve tão pouco poder de mudança como nesses últimos 20 anos. Nada se altera que não seja pra pior. A realidade chegou e chega para todos, e não é nada bela. A Turquia como você disse se rebela, sofre e apanha, mas faz as coisas mudarem, pelo menos pela força acharam o seu caminho. Nós sofremos/sofríamos calados esperando ajuda divina enquanto tudo ruía em volta. Tomara Deus e os governantes que essas revoltas deem algum resultado. Se nada acontecer de concreto, que pelo menos sirva para acordar o nosso povo e levá-lo mais vezes a lutar nas ruas ao invés de ficar só lamentando e latindo como cães sem dentes, mendigando coisas básicas que nunca deixaram de ser obrigação de Estado. Se o governo não cumpre nem os primeiros artigos da Constituição, imagina todo o resto que tem lá dentro.

    ResponderExcluir
  2. Brilhante amigo. Em Portugal estamos convosco. Um grande abraço.
    javal

    ResponderExcluir
  3. Tsc... juventude manipulada...
    Acreditam mesmo nessas manifestações de vândalos bancadas pelo PSTU e governo federal?

    Leiam as matérias de Reinaldo Azevedo na Veja.
    Matérias essas que motivaram ataque do anonymous (que são esquerdistas)

    Quem não se informa adequadamente acaba sendo manipulado pra lutar contra os seus interesses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manifestações de vândalos? Foram para a rua 400 mil ou mais pessoas em todo o Brasil se todas essas pessoas fossem realmente vândalas o país estaria em grande parte em ruínas claro que existe a porcentagem anárquica (que só está assim por causa do descontentamento com o status quo do país,e pela falta de bom senso dos políticos exemplos disso estão aqui: http://www.implicante.org/blog/jornal-espanhol-se-assusta-com-o-quanto-dilma-gasta-dinheiro-do-brasileiro/ aqui:http://www.paraiba.com.br/2012/12/28/99354-brasil-gasta-mais-com-estadios-e-menos-com-infraestrutura-para-a-copa-do-mundo posso mostrar vários outros sites falando sobre gastos astronômicos que poderiam ser usados para melhorar o sistema de saúde,qualidade de ensino dentre outros problemas do país)no entanto são a minoria que depredou patrimônio publico sendo que a maior parte dos protestos foi pacifico.

      Sobre ser manipulado duvido muito mas se realmente aconteceu grande coisa já que assim seriamos induzidos a reclamar nossos direitos como cidadãos,ser manipulado por esse motivo não é ruim (e não é inteligente da parte dos políticos pois com isso mais cedo viraremos para a garganta de nossos donos)

      Excluir
    2. Amigo, acho que ao se informar pela Veja (da Globo) o manipulado está sendo você, que acredita em tudo que lê sem refletir, e ainda quer posar como um verdadeiro intelectual. Ou você acha que conteúdo dela não serve aos interesses da empresa? Não sou socialista nem comunista, mas só um cego como você para achar que tudo está muito bem e que nada deve ser tentado para mudar. Me estranha você tão intelectual não parar para pensar: como uma manifestação pode ser bancada pelo Governo Federal se é justamente contra ele que ela marcha? O que ganharia o governo atual com tantos protestos sendo transmitidos pro mundo todo em plena Copa das Confederações? Que imagem o governo gostaria de passar com a imagem de país sem lei, ordem, progresso, educação e saúde? A sua cidade deve ser uma maravilha também, o prefeito deve ser honesto e não deve faltar nada: estrada, hospital, segurança, infra-estrutura, lazer, não deve ter mendigos, pobreza, esgoto a céu aberto,favela, etc.. Se a sua vida é um mar de rosas, continue sentado no seu sofá e não se dê o direito de reclamar do governo, da criminalidade, da saúde, da corrupção. Ou pelo menos não critique o direito dos outros de lutar por um Brasil melhor ou pelo menos naquilo que acreditam, enquanto você covardemente só assiste pela TV e condena pq não acredita nem si mesmo. Continue lendo sua Veja e acreditando em TODAS as linhas que estão lá, ligue na Globo e assista TUDO que eles quiserem passar, no lugar de sair de casa e ver o que realmente acontece na sua cidade e com o nosso povo. A realidade pra você é da Tv? Continue nesse mundo Alice.

      Excluir
  4. Respeito o seu direito de pensar a bosta que quiser, até mesmo sua atitude abominável de acreditar nas mentiras compradas que a Veja articula. Mas não concordo com nada do que disse. Não discuto o envolvimento de PSTU, PSOL e o caralho a quatro, mas eu sei que eu estou lá por que não aguento mais o descaso com a minha cidade, o meu estado, o meu país. Eu vou lutar pelos meus direitos por que EU TENHO esse direito. Se eu to sendo manipulada ou não, realmente não é um problema se eu conseguir alguma mudança. Porto Alegre e João Pessoa conseguiram diminuir o aumento. A presidente, que até uns meses atrás, tinha o maior indíce de aprovação desde que foi eleita, foi vaiada pelas pessoas que a elegeram. A Fifa tá cogitando não fazer a Copa no Brasil. Eu vi, mais de 300 mil brasileiros lutarem pelo seu direito de dizer o que pensa e de mostrar ao governo que ele não manda nada, NÓS mandamos. Então, se estou sendo manipulada, nem me importo.

    ResponderExcluir
  5. eu concordo o que falta agor ae as pessoas mesmo nao sendo pensionistas ou aposentados se unirem pelo seu futuro e pedirem um aumento digno de quem ja trabalhou e sustentou os filhos passou a vida inteira sustentando e ai quando vai ver seu salario nao chega nem na metade de quando trabalhva e aqueles que nao tem condicoes de trabalhar os pensionistas eles nao tem condicoes de trabalhar e assim seu salario e tao pouco que nao chega a dois salarios minimos entao as oessoas tem que se unir e irem mesmo protestar em sao paulo e no brasil inteiro

    ResponderExcluir
  6. Só espero que depois de toda essa luta os ''despertados'' do Brasil não voltem a dormir de novo ao som de um funk escroto qualquer. Quanto à Copa de 2014, não tem jeito, ela vai acontecer no Brasil, a não ser que se invada o Congresso Nacional e se guilhotine todos os congressistas desse país e depois se ponha fogo no Palácio do Planalto. Aí os ratos milicos tomam o poder de novo,acabam com a Copa e ferram com o Brasil.

    ResponderExcluir
  7. ola, aerys....por duas vezes comentei a beleza de seu comentario. e nas duas vezes anteriores, meus comentarios se perderam no espaço. realmente seu comentario é digno de nota. lamentavelmente nossa cultura esta ainda atrelada aos desmandos das organizaçoes globo, o que deixa nosso povo, os mais humildes, de joelhos. aqueles que so sabem rir de politico guardando (nosso) dinheiro na cueca (como é hilaria essa cena, nao acha???? o"cara" te rouba na maior cara de pau, e o "roubado" acha graça. ê, brasil sem fronteiras) agora parece que nossa juventude estudantil (quase da mesma maneira que ja participei quando estudante, em varios periodos) esta acordando. so falta se esclarecerem um pouco mais politicamente.nao precisam ser exatamente iguais a dilma, usarem metralhadora e assaltar banco e residencias, nem matar ninguem.a dilma é essa brasileira (?!) que, por decreto, tem que ser chamada de PRESIDENTA....nossa, presidenta. voce acha??? existem serventa, doenta, tenenta, artista e artisto???? ou coisas quetais????
    no ginasio (naquele tempo a gente cursava o ginasio, depois o classico ou o cientifico e depois a faculdade. ja sou bem velho, aerys, tenho mais de setenta e quatro anos, e agora, no fim da vida, "ganhei" uma neoplasia (o nome elegante do cancer. mas vou vivendo, aos trancos e barrancos, mas vou). entao, no ginasio, numa redaçao (hoje ninguem mais faz redaçao) escrevi uma palavra que seria, atualmente, giria. meu professor de portugues envolveu a palavra nun circulo vermelho e escreveu na margem do trabalho...."A MORTE DE UMA NAÇAO, COMEÇA PELO APODRECIMENTO DE SUA LÍNGUA !". nao esqueci essa frase e nunca vou esquecer e parabenizo meu antigo mestre, cujo nome é MOISES FEITOSA. (ele ganhou medalha de honra ao merito, por merito, e nao como a nossa ex primeira dama(??????) marisa leticia, agraciada com a cruz do cruzeiro do sul, pelo seu marido, o alcunhado LULA.
    parabens, aerys. que seu blog continue para sempre (sempre é uma palavra que nao quer dizer SEMPRE, mas que dure enquanto o sempre durar.
    caso precisar de alguem para ajuda-la nos hq, pode contar comigo. para nao ser anonimo (nao gosto de anonimos) aqui vai meu e-mail: panchobalboa@itelefonica.com.br
    obrigado pelo seu excelente comentario.
    pancho

    ResponderExcluir